quinta-feira, 20 de junho de 2013

Email marketing x spam

E-mail marketing

O e-mail é uma poderosa ferramenta de marketing que é utilizada por muitas empresas e pode gerar lucros consistentes. O e-mail marketing, quando feito de maneira correta, gera uma visibilidade do seu produto a um mercado bastante focado. Com o e-mail marketing conseguimos expor um produto a um determinado nicho de mercado que é exatamente para quem nós queremos vender.

Email marketing x spam

Infelizmente muita gente confunde fazer marketing por email com fazer spam. Mandar um email com o seu produto para uma lista de 1 milhão de emails que você não sabe a procedência não cria nada de bom para a sua empresa. Este tipo de atitude é crime, além de denegrir a imagem da empresa. Uma empresa que envia spam está acabando com sua própria reputação.


Além de toda a parte negativa, você não estará atingindo um nicho de potenciais compradores, e sim um grupo de pessoas que nada tem a ver com o seu produto. Do que adianta mandar um email que fale sobre um software de advocacia para estudantes de engenharia e velhinhos aposentados?

Vantagens do e-mail marketing

O marketing por e-mail tem diversas vantagens, quando feito corretamente. É um método mais rápido que a mala direta (envio de carta física), atinge um nicho específico de potenciais clientes, ao invés de um mercado genérico, e além disso pode ter sua eficácia medida através de dados e estatísticas, quando é feito através de ferramenta modernas.



A principal ferramenta do e-mail marketing é o newsletter, que é uma espécie de periódico eletrônico. A função do newsletter é trazer utilidade para o seu e-mail marketing e não apenas a venda de produtos. O usuário só vai continuar se interessando pelos seus emails se você levar até ele informações úteis, e este é o papel do newsletter.

Para começar uma campanha de e-mail marketing precisamos de uma lista de emails.
Como já foi dito antes, enviar para uma lista que não solicitou seus emails é spam, apesar de haver muitas empresas vendendo listas de e-mail por aí.

A maneira mais correta de fazer o e-mail marketing é com um opt-in. O usuário precisa solicitar o envio do seu periódico para o e-mail dele. Mas como fazemos isso? Precisamos de um site, preferencialmente, onde o usuário possa cadastrar o seu e-mail para o recebimento do newsletter. Havendo este site, precisamos enviar tráfego qualificado para ele, aumentando o tamanho da nossa lista naturalmente. Outra maneira de utilizar o e-mail marketing é solicitando o e-mail de seus clientes quando eles preenchem algum formulário na sua empresa.

O importante é sempre fornecer qualidade, sem violar os direitos de cada um. Spam parece o caminho mais fácil, mas dificilmente traz algo de bom, ainda mais para termos uma estratégia de marketing de relacionamento de longo prazo. O melhor é ter uma lista que comece pequena e cresça naturalmente, sempre enviando emails que sejam úteis aos usuários, não apenas vendendo o seu produto.
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