Principais tipos de Guinchos.



Guincho de Coluna





















Aplicação:
Onde houve necessidade de elevação de carga que não possua escada.



Específicações Técnica:
Capacidade de Elevação 200 Kg;Velocidade de Elevação: 25 mts/min;Voltagem: Trifásico e Monofásico 220 V;Elevação: 30 Metros;Peso: 43Kgs.
Guinchos
Guinchos são equipamentos de Tração destinados a movimentação de cargas (materiais e pessoas).

Principais Tipos de Guinchos:

Por transmissão de engrenagens por corrente ;Automático com comando eletro-mecânico
Em qualquer posição de parada do elevador, o cabo de tração do guincho deve ter no mínimo 6 (seis) voltas enroladas no tambor, e sua extremidade fixada por um clips tipo pesado.
A capacidade de tração ( caga máxima) de um guincho deve constar de uma plaqueta, mantida permanentemente fixada na prancha ou cabina do elevador.
Quando o guincho não for instalado sob laje, mas próximo a edificação, deve-se construir uma cobertura resistente, para a proteção do operador, contra a queda de materiais.
O posto de trabalho do operador do guincho deve ser isolado, sinalizado, dispondo de extintor de incêndio de pó químico, e o acesso de pessoas não autorizadas deve ser proibido.
Não é permitido usar o posto de trabalho do guincheiro como depósito de materiais.

Os guinchos devem ter chave de partida com dispositivo de bloqueio, localizada junto ao operador do guincho impossibilitando o acionamento por pessoas não autorizadas.



O tambor do guincho, o suporte da roldana livre e a torre, devem estar nivelados, alinhados e centralizados. A distância entre a roldana livre e o tambor do guincho do elevador deve estar compreendida entre 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) a 3,00m (três metros), de eixo a eixo.
Entre o tambor do guincho e a roldana livre, deve ser colocada, uma cobertura de proteção para isolar o cabo, protegendo-o de queda de materiais e evitando riscos de contato acidental com trabalhadores
.

Guinchos por transmissão de engrenagens por correntes
Os guinchos de transmissão de engrenagens por correntes são utilizados para equipar os elevadores de materiais.
A operação do guincho de transmissão de engrenagens por correntes é executada por operador que trabalha sentado acionando os comandos e deve atender o disposto no item 18.14.22.3*.
18.14.22.3 O posto de trabalho do guincheiro deve ser isolado, dispor de proteção segura contra queda de materiais, e os assentos utilizados devem atender ao disposto na NR-17- Ergonomia.


Guinchos Automáticos
Os guinchos automáticos são utilizados para equipar os elevadores de passageiros. Podendo ser utilizados para equipar os elevadores de materiais.
A operação do guincho automático é controlada manualmente, por um operador, através de uma botoeira, com os comandos de subida, descida e parada, localizada no interior da cabine ou externamente
.
Os guinchos somente devem ser operados por trabalhador qualificado e ter sua função anotada em carteira de trabalho.

Torres de Elevadores
são estruturas verticais metálicas ou de madeira (tratada), destinadas a sustentar a cabina, o cabo de tração dos elevadores de obras e servir de guia para seu deslocamento vertical.
Os elementos estruturais componentes da torre quando oxidados, amassados, empenados e deteriorados em sua forma original não podem ser utilizados, na sua montagem.
As torres somente devem ser montadas ser montadas ou desmontadas por trabalhadores qualificados.

Para montagem do conjunto, torre e suporte da roldana livre devem ser atendidos as seguintes instruções:
• Colocar a base da torre sobre a fundação, fazer o nivelamento, instalar sistema de fixação através de chumbadores ou parafusos;
• Colocar o suporte da roldana livre sobre a base estabelecida, fazer o nivelamento e fixar com chumbadores ou parafusos;
Colocar o guincho sobre a base nivelado, alinhado, fixado com chumbadores ou parafusos.
As torres não devem ultrapassar a altura de 6,00m (seis metros), medida a partir da última laje.
Na ultima parada a distância máxima entre a viga da cabina e a viga superior, deve ser de 4,00m (quatro metros).

Nas torres montadas externamente as construções, devem ser tomadas as seguintes precauções:
• Estroncar e amarrar aos montantes anteriores, em todos os pavimentos da estrutura, mantendo-se sempre o prumo da torre;
• Estair os montantes posteriores a estruturas, a cada 6,00m(seis metros) (dois pavimentos), usando-se para isso, cabo aço de diâmetro de 9,5mm, com esticador.


As torres deverão estar devidamente ancoradas e estaiadas a espaços regulares, de modo que fiquem asseguradas a rigidez, retilinidade, verticalidade e estabilidade exigidas e especificadas pelo fabricante.
No estaiamento dos montantes posteriores o ângulo do cabo de aço em relação a edificação deve ser de 45°( quarenta e cinco graus).
A fixação das torres a estrutura da edificação poderá ser feita através de estruturas metálicas especificadas pelo fabricante.
Os parafusos de ajuste dos painéis devem ser ajustados, quando necessários, de modo a garantir a perfeita justaposição do tubo guia e os contraventos e contrapinos.
As torres devem ser revestidas com telas de arame galvanizado nas faces laterais e posteriores, para proteção contra quedas de materiais quando a cabina não for fechada.
A torre do elevador deve ser dotada de dispositivo de segurança tipo cancela ou barreira, e sinalização, de forma a impedir a circulação de trabalhadores através da mesma.
Nas torres montadas internamente à construção, normalmente entre o pavimento térreo, devem ser tomadas as seguintes precauções:
Proteger o cabo de tração (externo da torre) contra o contato acidental de pessoas e materiais;
• Evitar que o cabo de tração sofra atrito com a estrutura da edificação.
Deve ser obrigatoriamente colocada, em todos os acessos das entradas na torre, uma barreira (cancela) que tenha no mínimo 1,80m (um metro e oitenta de altura) da mesma para bloquear o acesso acidental dos trabalhadores. A referida cancela deve dispor de dispositivo de segurança que impeça a abertura da mesma quando o elevador não estiver no pavimento.


Rampas e Passarelas de Acesso
As rampas e passarelas devem possuir guarda-corpo, travessão intermediário e rodapé, com piso de material resistente.
A fixação das estruturas de rampas e passarelas devem ser através de braçadeiras com especificações dos fabricantes.
Quando da utilização de rampas, deverá ser observado sua inclinação ascendente em relação a torre.

As torres deverão estar devidamente ancoradas e estaiadas a espaços regulares, de modo que fiquem asseguradas a rigidez, retilinidade, verticalidade e estabilidade exigidas e especificadas pelo fabricante.
No estaiamento dos montantes posteriores o ângulo do cabo de aço em relação a edificação deve ser de 45°( quarenta e cinco graus).
A fixação das torres a estrutura da edificação poderá ser feita através de estruturas metálicas especificadas pelo fabricante.
Os parafusos de ajuste dos painéis devem ser ajustados, quando necessários, de modo a garantir a perfeita justaposição do tubo guia e os contraventos e contrapinos.
As torres devem ser revestidas com telas de arame galvanizado nas faces laterais e posteriores, para proteção contra quedas de materiais quando a cabina não for fechada.
A torre do elevador deve ser dotada de dispositivo de segurança tipo cancela ou barreira, e sinalização, de forma a impedir a circulação de trabalhadores através da mesma.
Nas torres montadas internamente à construção, normalmente entre o pavimento térreo, devem ser tomadas as seguintes precauções:

Proteger o cabo de tração (externo da torre) contra o contato acidental de pessoas e materiais;
• Evitar que o cabo de tração sofra atrito com a estrutura da edificação.
Deve ser obrigatoriamente colocada, em todos os acessos das entradas na torre, uma barreira (cancela) que tenha no mínimo 1,80m (um metro e oitenta de altura) da mesma para bloquear o acesso acidental dos trabalhadores. A referida cancela deve dispor de dispositivo de segurança que impeça a abertura da mesma quando o elevador não estiver no pavimento
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Rampas e Passarelas de Acesso
As rampas e passarelas devem possuir guarda-corpo, travessão intermediário e rodapé, com piso de material resistente.
A fixação das estruturas de rampas e passarelas devem ser através de braçadeiras com especificações dos fabricantes.
Quando da utilização de rampas, deverá ser observado sua inclinação ascendente em relação a torre.

Cabinas Semi-Fechadas
As cabinas Semi- Fechadas, devem ser usadas exclusivamente para o transporte de cargas. Elas devem ter uma cobertura, basculável ou de encaixe, de maneira a permitir o transporte de peças compridas. Esta cobertura tem por finalidade proteger os trabalhadores que estejam carregando e descarregando a prancha, de qualquer material que possa cair sobre os mesmos.
Peças com mais de 2,00m (dois metros) de comprimento devem ser firmemente fixadas na estrutura da cabina.

As cabinas dos elevadores de materiais devem ser providos, nas laterais, de painéis fixos de contenção com altura mínima de 1,00m (um metro) e, nas demais faces, de portas ou painéis removíveis.
O assoalho da cabina deve ser de material que resista as cargas a serem transportadas.
Os elevadores de materiais devem dispor de:
a) trava de segurança para mantê-lo parado em altura, além do freio do motor;
b) interruptor de corrente para que só se movimente com portas ou painéis fechados;
c) sistema de frenagem automática;
d) sistema de comunicação eficiente e seguro.

Cabinas fechadas
A cabina fechada é utilizada para o transporte de pessoas e materiais.
A cabina fechada para transporte de passageiros deve ser provida de:
• Cobertura resistente;
• Proteções laterais do piso ao teto da cabina;
• Portas frontais, pantográficas ou de correr;
• Placas de advertência (peso/quantidade de pessoas)
• Sinalização luminosa de indicação de pavimentos.


Os elevadores de passageiros devem dispor de:
a) freio mecânico (manual) situado no interior do elevador, conjugado com interruptor de corrente;

b) interruptor nos fins de curso superior e inferior, conjugado com freio eletromagnético;
c) sistema de frenagem automática, a ser acionado em caso de ruptura do cabo de tração;
d) sistema de segurança eletromecânico no limite superior a 2,00m (dois metros) abaixo da viga superior da torre;
e) interruptor de corrente, para que se movimente apenas com as portas fechadas;
f) cabina metálica com porta pantográfica ou de correr;
g) sistema de comunicação eficiente e seguro.


Elevador tipo Caçamba
Os elevadores de caçamba basculante são utilizados apenas para o transporte de material a granel, particularmente, concreto e argamassa.
A caçamba basculante substitui a plataforma de um elevador de carga, permanecendo as demais peças da cabina, inclusive o freio automático.
A caçamba basculante é dotada de um dispositivo de descarga, que entra em funcionamento
automaticamente, em altura pré-determinada, ao chocar-se contra a viga de esbarro, em torno da qual bascula acaçamba. Esta viga é fixada na torre do elevador por meio de braçadeiras, na altura em que se deseje a basculagem da caçamba.
A caçamba pára em posição de descarga e, em seguida, quando desce o elevador, ela bascula ao redor da viga de esbarro, em sentido contrário, voltando-se automaticamente a sua posição de equilíbrio.
Uma caçamba basculante é composta de: uma caçamba, seu quadro suporte, dispositivo de descarga e uma viga de esbarro.
Na montagem da caçamba basculante é importante verificar se a viga de esbarro foi montada na torre, na altura certa em que a caçamba deve bascular.
O ajuste do braço de acionamento é feito após a montagem da viga de esbarro, de acordo com as instruções do fabricante.
Sempre que se modificar a posição da viga de esbarro deve ser feito o ajuste do braço.


Cabos de aço
Nos elevadores de obra os cabos utilizados deverão ser de aço, com alma de fibra.
Os cabos devem ser flexíveis, com diâmetro mínimo de 15,8mm (5/8’’).
Os cabos devem possuir uma resistência mínima à ruptura de 15.000 kgf (quinze mil quilograma força) e trabalhar com um coeficiente de segurança de no mínimo 10 (dez) vezes a carga de ruptura.

Na fixação do cabo de aço deverão ser utilizados, no mínimo, 03 (três) grampos (clipsOBS:) e a disposição dos mesmos deverá ser conforme figura abaixo (correta):
Não é permitido o uso de cabos com emendas;
• Diâmetro mínimo da polia deverá ser de 400 mm (quatrocentos milímetros) e o diâmetro do canal da mesma será igual ao diâmetro do cabo de aço;
• Não lubrificar os cabos de aço com óleo queimado;
• Os cabos de aço que tiverem 6 (seis) fios partidos em um passo, deverão ser substituídos.
Os cabos de aço em uso em elevadores de obra devem sofrer inspeção, manutenção, manuseio e armazenamento conforme instrução dos fabricantes.
Freios e Dispositivos de Segurança

Tipos de Freios
Manual
• Automático em viga flutuante
• Eletromagnético
• Moto freio
• Centrífugo
• Cunha


Além do freio do guincho, a estrutura da cabina deverá ser dotada de freio de segurança automático e manual, acionável do interior da cabina.
Deverão existir limitadores de curso elétrico, colocados nos limites extremos do trajeto da cabina, que ao contato com a mesma provoque a parada de seu movimento.
Deverá ser instalado acima do limitador de curso superior, um dispositivo eletromecânico que será acionado caso ocorra uma falha do limitador do curso superior provocando a interrupção do fornecimento de energia resultando na parada do equipamento.

OBS:
O cabo de aço do dispositivo eletromecânico deverá ser instalado na face anterior da torre junto a periferia da edificação;
• Recomenda-se manter a chave de distribuição elétrica afastada da estrutura da torre no mínimo 0,20m.


Operação e Sinalização
Os operadores de elevadores de obra (material e de pessoas) serão obrigatoriamente qualificados para função. Recomenda-se que os operadores de elevadores desempenhem unicamente suas funções de operador do equipamento.
O comando do movimento da cabina, sempre que transportar trabalhadores, somente deverá ser exercido do seu interior.
O operador deverá posicionar sempre uma das mãos segurando a alavanca de acionamento do freio de segurança, de modo a poder acioná-la imediatamente no caso de necessidade.
Deve ser fixada na cabina, plaqueta indicando carga máxima permitida ou o número máximo de passageiros.
No transporte de materiais deve ser respeitado o limite de carga estabelecido pelo fabricante do equipamento.
As gericas devem ser sempre amarradas para não tombarem ou se deslocarem durante o percurso.
Não é permitido carregar a prancha além da altura de seus painéis de encaixe.
É proibido o transporte de materiais a graneis nos elevadores de carga (ex: areia, concreto, argamassa, etc.).
A movimentação do elevador de carga somente deverá ser realizada após o fechamento da cancela.
Recomendações de manutenção em elevadores de obra
a) Revisar periodicamente:
- desgastes de embreagem
- desgastes de lona e tambor de freio
- desgastes de bronzinas
- desgastes de rolamentos
- desgastes de roldanas
- desgastes de cabo de aço
- sistema elétrico.
b) a inspeção do cabo de aço de tração deve ser feita diariamente.
Sua segurança depende de fatores como:
- utilizar cabo de aço especificado pelo fabricante do elevador
- observar o enrolamento adequado no tambor
-não solicitá-lo atrações bruscas
- lubrificação adequada de sua superfície com graxa, indicada pelo fabricante
c) verificar diariamente os limites de curso superior e inferior e o sistema de segurança superior eletromecânico, para o caso de falha dos limites;
d) deve-se lubrificar todos os mancais semanalmente e fazer a verificação dos parafusos, não os deixando frouxos;
e) a graxeira situada no eixo da roldana da gaiola deve ser abastecida diariamente;
f) o eixo da roldana louca deve ser mantido constantemente engraxado.
Quando a cabina parar acima da base de torre, para qualquer serviço de manutenção, é necessário calçá-la com pranchões, barrotes ou vigas apoiadas nos elementos da torre.
Não é permitido usar a torre como escada, mesmo que o vão seja apenas um pavimento, exceto pela equipe de montagem e manutenção, quando necessário.
Recomendações de segurança ao operador de elevador de obra
a) verificar se o vão interno da torre está livre, sem a presença de madeiras, ferragens ou outros objetos que impeçam o livre deslocamento da cabina;
b) antes do início das operações de transporte de cargas, testar o sistema de embreagem e freio;
c) não operar o equipamento quando perceber vibrações ou barulho anormais;
d) verificar o correto enrolamento do cabo de aço no tambor;
e) manter as guias da torre lubrificadas;
f) verificar se o cabo, no trecho vertical, externamente à torre, não entra em atrito com estaiamentos, plataformas de proteção, ou na própria laje;
g) evitar o uso de frenagens bruscas;
h) verificar, periodicamente, o desgaste de bronzinas;
i) somente se afastar do posto de trabalho quando a cabina estiver na base da torre e seu comando de acionamento bloqueado;
j) manter a ordem e limpeza do ambiente no posto de trabalho;
l) observar as recomendações do manual do fabricante;
m) fazer relatório de ocorrência durante o seu turno de trabalho, mantendo informando a sua chefia sobre irregularidades do equipamento.

Elevadores de carga e passageiros pelo sistema de cremalheira
Elevadores de carga e passageiros pelo sistema de cremalheira são destinados ao transporte misto de cargas e passageiros, em compartimentos separados, desde que, o limite máximo de peso especificado pelo fabricante seja rigorosamente obedecido.
O fabricante e/ou prestador de assistência técnica do elevador deverá fornecer ao cliente, Manual Técnico completo, quanto as especificações técnicas e de procedimentos de segurança sobre: a fabricação, a montagem, a desmontagem, a manutenção e a operação do equipamento.
A empresa usuária deverá observar e seguir as orientações técnicas dadas pelos fabricantes e/ou prestador de serviço de assistência técnica.
A montagem, a desmontagem e a manutenção do elevador deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado e executado por profissional devidamente qualificado.
O elevador deve ser operado por trabalhador comprovadamente qualificado para essa função.

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