Tipos de Inspeção

  • Conceito
    Inspeção e Segurança é uma vistoria feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, abordando os aspectos relativos a Higiene, Segurança do Trabalho e Prevenção de Incêndios.
  • A inspeção para descobrir riscos corrigíveis, a inspeção de segurança, como é chamada geralmente, é sem dúvida alguma a forma mais antiga de evitar acidentes.
O movimento em favor da segurança industrial teve o seu começo ao compreender-se que, pelo menos, determinados riscos podiam e deviam ser evitados.
Quando um operário teve seus dedos amputados entre um par de engrenagens ou morreu ao cair de um passadiço elevado que não tinha corrimão ao largo da plataforma, concluiu-se também da necessidade de se fazer uma inspeção nos locais de trabalho em busca de outros pontos de perigo.
Portanto, desde os princípios do movimento, a inspeção de segurança constitui-se uma atividade muito importante em todas as empresas que tratavam verdadeiramente de evitar as lesões entre seus empregados.
Assim, o programa de inspeção bem organizado e diversificado, tem sido considerado um meio eficaz para estimular e preservar o interesse dos empregados quanto à segurança.
A inspeção de segurança possibilita a determinação dos meios preventivos, antes da ocorrência dos acidentes, estimula e preserva o interesse dos empregados quanto à segurança, e desenvolve a mentalidade prevencionista.
A inspeção de segurança tem como finalidade, identificar práticas e condições inseguras, dependências de higiene precária, possíveis focos de princípios de incêndios, com o propósito de elimina-los de imediato, se possível.
É a parte integrante da rotina de trabalho dos membros da CIPA.
Inspeções Gerais – Abrangem toda a área da empresa, de maneira a vistoriar os aspectos relacionados à higiene e segurança do trabalho.
É conveniente que delas participem Chefes de Departamentos, Chefe de Divisão, Médicos, Engenheiros e Supervisores de Segurança do Trabalho

Inspeções Parciais – São as que se limitam apenas a parte da área total, a determinadas atividades, ou a certos equipamentos e máquinas existentes.
  • Inspeções Periódicas – São efetuadas conforme uma prévia programação e dependem de sua periodicidade: anual, mensal, quinzenal.
Visam apontar riscos previstos, isto é, que possam surgir, devido a desgastes, fadigas, exposição a certas agressividades do ambiente a que estão submetidas máquianas, ferramentas, instalações, etc.
  • Algumas dessas inspeções são obrigatórias por lei, como no caso de extintores de incêndio, caldeiras, elevadores.
  • Inspeção parcial: Realizada onde já se sabe da existência de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrência de doenças e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeção mais detalhada e criteriosa.
  • Inspeção específica: É uma inspeção em que se procura identificar problemas ou riscos determinados. Como exemplo podemos citar o manuseio de produtos químicos, postura de trabalho, esforço físico, etc.
continuação: Inspeção e Segurança


Como ganhar dinheiro na Internet



Mensagem muito importante para sua vida *

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações de página

localizar geograficamente

Google+ Badge

Postagens populares

Ordem de Serviço e DDS de Segurança do Trabalho